carregando imagem

SITES E PROGRAMAS PARA CLASSIFICAR MERCADORIAS
Sites e programas de computador não dispõe de recursos confiáveis para classificação fiscal de mercadorias.


Um alerta, cuidado ao fazer uso de sites de informação eletrônica e programas visando pesquisar a classificação fiscal de mercadorias, onde você digita o nome e o sistema busca a informação.

Isso vale apenas para você digitar o código NCM e obter alíquota de impostos, pois com relação à nomenclatura da mercadoria, ela tem nome científico, técnico, comercial e popular e isso dificulta o enquadramento exato, além de muitas outras variáveis, tais como aplicação, processo de obtenção ou fabricação e montagem, constituição, se é parte ou peça de outra mercadoria. Não é porque você tem um parafuso na perna que o mesmo será classificado como parafuso, ele pode ser parte de um material cirúrgico e deve ser classificado como tal.
Por isso existe a "Merceologia", que é o estudo do que vem a ser exatamente uma mercadoria, para que depois seja identificada na NCM e obtido o respectivo código fiscal.

Nenhum sistema tecnológico pode substituir a avaliação humana para Classificação Fiscal de Mercadorias. Acreditar nisso é o início de um erro que pode resultar em classificaçãa fiscal indevida, multas e recolhimento de impostos sonegados. Esse recurso presente nesses sistemas deve ser visto apenas como complementar e não como meio de classificação fiscal de mercadorias.

Claudio Cortez Francisco
Merceologista e Classificador Fiscal de Mercadorias